Uma das funções do Síndico é a contratação do Seguro Predial, a obrigatoriedade do Seguro está prevista no Código Civil em seu Artigo 1.346.
“É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.”
Dito isso, ao analisar a apólice e suas coberturas o Síndico deverá se atentar ao que está ou não incluso nas coberturas para que evite desgastes e prejuízos futuros.
Mas, o que é preciso analisar para contratar um Seguro Predial eficiente?
Vamos agora te explicar em quais coberturas você, Síndico, deve estar com os olhos bem abertos e quais medidas tomar para que o condomínio esteja de fato protegido quando o imprevisto acontecer.
Porque, infelizmente, não tem como escapar de algumas situações. Acompanhe!
1 - Entenda a importância do Seguro Predial para o seu condomínio:
O primeiro passo é obter a compreensão da função do Seguro para a edificação, entenda que o Seguro Predial é um investimento no condomínio pois com ele há a garantia de ressarcimento caso aconteça os temíveis imprevistos e que tenham consequências estruturais.
2 - Avaliação técnica “in loco”:
O Seguro Predial deve concordar com as necessidades reais do condomínio, cada edificação possui características próprias e singulares que devem ser estudadas e alcançadas nas coberturas da apólice.
A visita técnica de um corretor de seguros faz toda a diferença no processo de contratação, pois com a análise real de todos os pontos passíveis de danos fará com que ele possa propor uma apólice personalizada e específica.
Dessa maneira é minimizada drasticamente a aquisição de coberturas que não fazem sentido ou que não sejam compatíveis à realidade da edificação.
Uma boa avaliação física proporcionará uma apólice adequada e assertiva.
3 - Discussão em Assembleia:
O Síndico pode optar por convocar uma Assembleia Extraordinária ou abordar o assunto em uma Assembleia Geral para discutir o tema e expor aos condôminos os planos de contratação do Seguro Predial para o condomínio.
Esse assunto é com certeza de interesse de toda a comunidade condominial e que afeta diretamente as finanças do prédio.
Fazer essa Assembleia não é obrigatória, porém tem a serventia de validar as decisões tomadas pelo Síndico referente ao Seguro Predial, inclusive a reunião pode ser feita de maneira bem rápida através de uma Assembleia Virtual.
Deverá ser exposto todos os pontos relacionados a esse processo, tais como seguradoras, valores, coberturas, todas essas informações servirão para que a gestão seja cada vez mais transparente e justa para todos.
Além de contribuir para que todos estejam cientes da cobrança relacionada ao Seguro.
4 - Análise das coberturas:
Algo extremamente importante é o entendimento real das coberturas contratadas e, além delas, saber o que elas não cobrem. Quanto mais informação você tiver menos dificuldades você terá em uma situação emergencial.
Existem coberturas que são obrigatórias, sendo assim elas deverão conter na apólice e o que vai variar são os seus valores.
Além dessas há as coberturas opcionais ou complementares, que não são obrigatórias porém podem fazer sentido contratá-las.
Repetimos: o importante é contemplar as necessidades do prédio e contratar as coberturas que realmente serão aplicáveis.
Coberturas Obrigatórias:
O Código Civil define a necessidade de proteção contra incêndio, raio e explosões.
Coberturas Opcionais:
Danos por roubos ou furtos, responsabilidade civil do Síndico e do Condomínio, danos elétricos, desastres naturais, ruptura de tubulações, desmoronamento entre outras.
5 - Entenda como funciona as franquias:
Franquia é o valor pago pelo condomínio quando aciona o seguro para situações em que haja o acontecimento de danos parciais, ou seja, quando precisa realizar reparos na edificação.
Pode ter valor fixo ou corresponder ao percentual da indenização.
Exemplo:
Supondo que haja um vendaval e que o telhado do condomínio tenha sido danificado, o Síndico aciona o seguro através do aviso de Sinistro e contrata um prestador de serviços para realizar o conserto.
Todas as notas fiscais relacionadas a esse conserto, bem como todo o registro dos danos deverão ser encaminhados à seguradora para comprovação e posterior análise.
Como o condomínio contratou tal cobertura a seguradora irá “arcar” com o gasto referente ao reparo, porém o condomínio deverá pagar a franquia.
6 - Analise e estude a apólice contratada:
Das dicas dadas acima possivelmente essa última é uma das mais fundamentais, pois a apólice deve conter as coberturas que irão de fato suprir as necessidades do condomínio em situações de sinistro.
Em relação a Seguro Predial o barato pode sair caro!
O Síndico pode acionar a Administradora de seu condomínio para que juntos avaliem e cheguem a um consenso satisfatório, com certeza a empresa, assim como a Litoral, possui bons parceiros no setor de Seguro Predial que poderão te ajudar a fazer a melhor escolha.
A Litoral dispõe de conhecimento suficiente na área de Seguro de Condomínios pois está no mercado há mais de 14 anos, entende perfeitamente a importância e a necessidade de proteger as edificações de que é responsável.
Quer saber mais sobre o nosso modelo de gestão? Então entre em contato conosco, será um prazer te receber.